Ondas da

Resistência

Povos e comunidades tradicionais construindo seus discursos

O Projeto

O projeto Ondas da Resistência tem como principal objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a relação entre o direito à comunicação e a luta por justiça socioambiental no Brasil.

Através deste site, de podcasts e artigos buscamos difundir informações e análises sobre a cobertura da mídia sobre o vazamento de petróleo na costa brasileira, ocorrido em 2019, amplificando as vozes de povos e comunidades tradicionais pesqueiras diretamente atingidas pela tragédia socioambiental e silenciadas pela mídia.

A iniciativa surgiu a partir de resultados da pesquisa Vozes Silenciadas – a cobertura da mídia sobre vazamento de petróleo no litoral brasileiro, que identificou uma invisibilização dos/as mais atingidos/as pelo desastre. Pescadores/as e marisqueiras, por exemplo, foram em média apenas 5% das fontes ouvidas nas reportagens sobre o assunto de 11 programas/veículos de comunicação.

“A mídia no máximo fala sobre os animais. Só fala que a tartaruga vai morrer, que o peixe-boi vai morrer, e nós? E os pescadores e nós marisqueiras que vivemos destas águas? Como é que sustenta nossas famílias com esse vazamento? Nós pescadoras e marisqueiras também temos vida, também temos importância. O mangue é a vida da marisqueira. A maré é a vida do pescador”

Essa foi a denúncia feita por uma liderança do Movimento de Marisqueiras de Sergipe, durante escuta realizada pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), em missão co-coordenada pela Intervozes, em outubro de 2019.

Visando contribuir com a reversão deste silenciamento, o Ondas da Resistência se propõe a difundir análises sobre os diversos temas – com olhar especial ao vazamento de petróleo e aos impactos da pandemia do novo coronavírus – a partir da perspectiva destas vozes silenciadas dando ênfase às desigualdades de gênero e raça, e garantindo uma participação ativa dos/as próprios/as atingidos/as na construção das contra-narrativas que compõem este site, os podcasts e os artigos.

Coordenação: Iara Moura e Paulo Victor Melo